Cozinha Brasileira

Cozinha Regional Brasileira

Há quem diga que cabe um mundo todo dentro do Brasil. Exageros à parte é fato que a diversidade é grande entre as regiões e até entre os estados do clima às manifestações culturais, passando pelo vocabulário e pela gastronomia. 

O curso foca justamente nos costumes e tradições enraizados nas receitas clássicas brasileiras, da seleção dos ingredientes ao modo de preparo, incluindo as influências gastronômicas. Conheça os alimentos típicos das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, aplicando-os ao rico receituário que inclui preparações como arroz com pequi, barreado, empadão goiano, pirão de peixe, pudim de tapioca e mousse de açaí, entre outras criações nacionais. 

Trabalhe, ainda, princípios da higiene na manipulação de alimentos, padronização de pesos e medidas e melhor aproveitamento dos ingredientes, entre outros aspectos relacionados. 

Para participação nesse curso, é necessário providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano, camiseta de manga comprida de algodão, calça comprida e sapato fechado de couro com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança. 
Não é permitido o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas. 

Público-alvo.

O curso Cozinha Regional Brasileira é recomendado para profissionais da área e/ou interessados em gastronomia que desejem se aprimorar na culinária típica nacional.

Programa

 Higiene na manipulação de alimentos, Pesos e medidas 
- Utensílios básicos de cozinha, Características gastronômicas regionais e seus ingredientes típicos: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, Cultura alimentar das regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste ,Principais ingredientes culinários nas regiões do Brasil Tabela de substituição de ingredientes 
- Cortar alimentos em formatos básicos: julienne, brunoise, chiffonade, concassé 
- Preparar pratos tradicionais das regiões Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil  Combinar métodos de cocção no preparo de alimentos 
- Reconhecer os ingredientes 

Receituário: 
Arroz Branco, Curau, Barreado Ragu de Vinho 
Arroz de Carreteiro, Empadão Goiano 
Arroz com Pequi  , Caruru do Pará 
Mousse de Açaí, Vatapá Paraense, Pudim de Tapioca, Baião de Dois 
Bobó de Camarão, Escondidinho de Carne-Seca com Mandioca 
Caldeirada, Pirão de Peixe, frango com quiabo, vaca atolada, etc..  

Importante: Os receituários poderão ser alterados a qualquer momento e sem aviso prévio. 


Certificação.

O Plenarius confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.