Cozinha Japonesa

Cozinha Japonesa

A propagação de restaurantes especializados e as tradicionais temakerias são exemplos da popularidade da cozinha japonesa no Brasil, que igualmente faz crescer os interessados em aprender receitas características dessa vertente gastronômica. 

Some o conhecimento técnico aos contextos histórico e cultural fortemente marcado nas preparações e vivencie a culinária japonesa a partir de receitas frias e quentes, focando nos costumes alimentares do país, incluindo o preparo de bases, o conhecimento de equipamentos e utensílios característicos da cozinha japonesa, assim como a produção e a apresentação dos pratos. 

Trabalhe, ainda, princípios da higiene na manipulação de alimentos, melhor aproveitamento dos ingredientes e importância de técnicas de organização como a mise en place, entre outros aspectos relacionados. 

Mercado de Trabalho

Alinhado à necessidade desse segmento, que busca profissionais capacitados,
O cenário mundial vem gerando novos hábitos alimentares e demandando mudanças no perfil dos profissionais da área. A concorrência crescente oferece aos clientes e consumidores inúmeras possibilidades de escolha, tornando-os muito mais exigentes e questionadores e, ao mesmo tempo, dependentes da ajuda de profissionais competentes para atenderem às suas necessidades de forma eficaz. 

Os cursos do Plenarius da área de alimentação atendem a profissionais que desejam aprimorar preparações, técnicas e métodos de cocção na área de gastronomia, bem como apreciadores da culinária que necessitam de cursos para futuras comercializações. 

Público-alvo

O curso Cozinha Japonesa é recomendado para profissionais da área e/ou interessados em gastronomia que desejem se aprimorar nas técnicas de preparo dessa cultura alimentar.

Método

Atribuição de significado, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a serem condições básicas para a autonomia individual e profissional. 
Nesse sentido, os cursos e programas de formação inicial e continuada devem contribuir para a constituição de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno, traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. 

Programa

Higiene, Manipulação e Segurança dos Alimentos, Contaminação cruzada; 
- Higienização de frutas, legumes e verduras, Armazenamento de alimentos 
- Hábitos de higiene pessoal, Doenças veiculadas por alimentos. 
Mise en place: 
- Conceito de mise en place, Pesos e medidas, Plano de ataque, Cozinha japonesa: história e influenciam, Equipamentos e utensílios da cozinha japonesa, Preparo de bases da cozinha japonesa, Tipos e auxiliares de cocção, Decoração de pratos frios, Apresentação de produções da cozinha japonesa. Utilizar equipamentos e utensílios da cozinha japonesa. Calcular os insumos para a produção culinária. Aplicar técnicas culinárias da cozinha japonesa. 
Montar e apresentar produções da cozinha japonesa. 
Receituário: Gohan (Arroz) ,Su (Tempero De Arroz) ,Shari (Arroz Temperado Para Sushi) Gari(Conserva De Gengibre) ,Sunomono De Pepino (Kyuri No Sumomi) ,Hossomaki Kappa Maki (Pepino) E Kani Maki ,Yasaimaki Com Skin (Enrolado De Verduras) 
Hossomaki Shakemaki (Enrolado De Salmão) ,Uramaki California (Enrolado Invertido) 
Tarê (Molho),Sushi De Camarão ,Sushi De Salmão, Sashimi De Salmão ,Molho Wasabi Sushi De Polvo ,Gunkan Yjo  ,Temaki, Sashimi De Peixe Branco ,Sukiyaki 
Salmão Teriyaki ,Missoshiru ,Tempurá ,Hot Roll ,Yakissoba 
Harumaki (Rolinho Primavera) Guioza ,Molho Ponzu 

Importante: Os receituários poderão ser alterados a qualquer momento e sem aviso prévio 

Certificação

O Plenarius confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.