Food Design

Food Design: empratamento contemporâneo

O aprimoramento das técnicas de estética do prato aplicadas a preparações salgadas em diferentes montagens estimulam a sua criatividade na criação de receitas para valorizam cores, texturas e aromas dos ingredientes.

Faça o percurso histórico do food design através das correntes gastronômicas das antigas civilizações, Idade Média, Renascimento, nouvelle cuisine e contemporânea. Trabalhe, ainda, princípios da higiene na manipulação de alimentos, padronização de pesos e medidas e melhor aproveitamento dos ingredientes, entre outros aspectos relacionados. 

Pré-requisito

Para participação nesse curso é necessário providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano, camiseta  branca de manga comprida , calça comprida e sapato fechado de couro com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança. 
Não é permitido o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.

Público-alvo 

O curso Food Design: Empratamento Contemporâneo é recomendado para profissionais da área e/ou interessados em gastronomia que desejem se aprimorar em apresentações culinárias com montagens sofisticadas e atuais. 

Programa

- Higiene na manipulação de alimentos 
- Pesos e medidas 
- Utensílios básicos de cozinha 
- Períodos históricos e suas correntes gastronômicas: Antigas civilizações, Idade média, Renascimento, Nouvelle Cuisine, Contemporaneidade 
- Empratamento e montagens: Medieval, Nouvelle Cuisine e Contemporâneo 
- Cortar alimentos em formatos básicos: julienne, brunoise, chiffonade, concassé 
- Combinar métodos de cocção no preparo de alimentos 
- Reconhecer os ingredientes 
- Empratar produções culinárias em diferentes montagens

Certificação 

O Plenarius confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.